Análise Instrumental
Denise Esteves Moritz
UNISUL (Turma 1739) / Universidade do Sul de Santa Catarina (Brasil)
Conteúdos

EMENTA: O espectro eletromagnético. Espectrometria no ultravioleta e visível. Turbidimetria. Fluorimetria. Espectrometria de emissão e absorção atômica e plasma. Cromatografia gasosa e líquida. Elucidação de estruturas orgânicas: infravermelho. Ressonância magnética nuclear. Espectroscopia de massa. Análise térmica diferencial. Condutimetria. Voltameria. Eletroanálise.

PRÉ-REQUISITOS
O aluno deve ter conhecimento prévio sobre conceitos de química geral, tais como estrutura atômica, fórmulas moleculares e estruturais, ligação química covalente e teoria dos orbitais moleculares (OM), polaridade e forças intermoleculares, funções orgânicas.

OBJETIVOS - Fornecer aos alunos informações e conceitos para que eles possam compreender a importância da química analítica instrumental e sua aplicação; saber decifrar os resultados de análises espectroscópicas a fim de elucidar a estrutura molecular de substâncias orgânicas: interpretar espectros no ultravioleta (UV) e visível, bem como prever a região de absorção no espectro eletromagnético e especificamente na região do ultravioleta de determinadas moléculas de acordo com suas estruturas; interpretar espectros no infravermelho (IV) de forma a identificar as funções orgânicas e outras características estruturais; interpretar espectros de ressonância magnética nuclear de hidrogênio e carbono (RMN-H1 e C13), a fim de obter informações sobre as estruturas que adicionadas aos dados obtidos nas técnicas citadas anteriormente permitam identificar os compostos orgânicos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1) Introdução aos métodos de análise:
2) Fundamentos de técnicas eletroquímicas. Potenciometria. Condutimetria. Eletrogravimetria.
Coulometria. Voltametria.
3) Introdução aos métodos espectroscópicos de análise:
4)Fundamentos de técnicas espectroscópicas.
5) Absorção atômica. Emissão atômica.
6) Absorção molecular no infravermelho, visível e ultravioleta.
7) Fluorescência, fosforescência e quimioluminiscência.

A proposta aqui apresentada será abordada principalmente na forma de "Estudos Baseado em Problemas" ou EBPs; onde serão abordados casos específicos de aplicabilidades de diferentes técnicas analíticas.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: 

Média Final = MF = MP +0.5*ME, onde MP = (PA+PB+SEMINÁRIO)/3, e PA, PB, são as notas obtidas em duas provas realizadas ao longo do semestre e ME é a média obtida na
resolução dos exercícios/atividades resolvidos pela(o) aluna(o) em sala de aula.

Observações importantes:

Os slides usados em sala de aula serão disponibilizados na página web:
http://www.analiseinstrumental.ecaths.com
2. No transcorrer da disciplina as listas de exercícios/atividades serão discutidas nas aulas de exercícios. Durante as aulas de exercícios, aluna(o)s serão escolhida(o)s, aleatoriamente, para a resolução de exercícios/atividades das listas, cuja nota obtida irá compor a média ME citada acima. As listas de exercícios/atividades serão disponibilizadas página web http://www.analiseinstrumental.ecaths.com na ferramenta FORUM.

Ingressar

Email

Senha


Não fechar sessão neste computador

Sitios sugeridos
Pesquisas de Opinião
Esta é uma enquete sobre a matéria! Ajude a melhorá-la! O que você achou da proposta de ensino?
Ruim
Bom
Muito Bom
Pode Melhorar

Trabalhos Práticos
Recomendado pelo Google

©2014 analiseinstrumental.ecaths.com